Pokémon ou Pocket Monsters (em japonês: ポケットモンスター Poketto Monsutā?, literalmente, "monstros de bolso") é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red e Blue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1996.
Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori.
A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.
Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e também proporcionou a vinda de outros animes. Com mais de 620 episódios exibidos no Japão,[o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park.
Criação
O anime mostra Ash Ketchum e seu Pikachu em sua aventura para se tornar um mestre Pokémon. Seus amigos Brock e Misty o acompanham em grande parte dessa jornada. Outros protagonistas incluem Tracey, May e Max, Dawn , Íris e Cilan. Durante toda a série há a presença da Equipe Rocket. Seus três integrantes que mais aparecem são Jessie, James e Meowth, que têm como objetivo roubar Pokémon, em especial o Pikachu de Ash
Mangá
O mangá original, denominado Poketto Monsutā SPECIAL, foi primeiramente lançado no Japão e, com o sucesso da série, expandiu-se globalmente, sendo rebatizada de Pokémon Adventures. São vários arcos. Cada arco tem enredo e personagens diferentes dos do anime, tendo comoprotagonistas pessoas baseadas nos treinadores dos jogos. Atualmente está em seu sexto arco no Japão, com um sétimo sendo planejado para o fim de 2008.
Pokémon Adventures é o mangá original da série, mas há muitos outros tipos de mangá, que contam diferentes histórias, como Pokémon Zensho e Pokémon Chamo-Chamo Party, que não apresentam personagens vistos em outras séries ou mídias e também mangás como The Electric Tale of Pikachu, conhecido no Brasil como Pokémon em Quadrinhos, e Ash & Pikachu, que têm como personagens principais Ash Ketchum e seu amigo Pikachu, além de cinco mangás adaptados de filmes de Pokémon e duas séries de mangás baseadas em jogos: uma em Pokémon Colosseum e outra em Pokémon Mystery Dungeon.
Numeração e Pokédex
Em todos os jogos convencionais da franquia, a Pokédex é uma enciclopédia eletrônica de informações sobre os pokémons. É a máquina que registra e cataloga os pokémons. Nos jogos, informações sobre um pokémon são adicionadas logo que o treinador o captura pela primeira vez e capturar, evoluir e trocar pokémons para completar a Pokédex é um dos objetivos da maioria dos jogos Pokémon.
Várias Pokédexes (na vida real) eletrônicas foram criadas por empresas sob a licença da The Pokémon Company. Uma delas existe também para batalhar.
A Pokédex Nacional é aquele que lista todos os pokémons criados até o momento, eles estão em ordem numérica. Existem também as pokédexes regionais que contém apenas os pokémons que aparecem em uma determinada região do jogo.
Tipo
Os tipos de pokémons são características que todo pokémon possui, variando de uma a duas por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo Água, aves são do tipo Voador, etc...
Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de Água têm vantagem contra pokémons de Fogo, já os de fogo têm vantagem contra os tipo grama, grama leva sobre água e além dos tipo água levarem vantagem sobre os tipo fogo, também levam vantagem sobre os tipos pedra e terra.
Habilidade
Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os pokémons passaram a ter uma habilidade (em inglês, ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait).
Existem pokémons de somente uma habilidade e outros de habilidade dupla, ou seja, que têm uma ou outra habilidade, mas nunca ambas ao mesmo , esses pokémons sao chamados : normais
Ataques
Cada pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existem alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adquirem. Existem ataques que são utilizados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários, diminuindo seus atributos. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.
Estágio e evolução
Evolução, no universo pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução empokémons pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem determinar se, quando e em que os diferentes pokémons irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de pedras de evolução, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade, e evolução conjunta como e o caso Slowbro e e a evolução Slowpoke quando um Shellder morde o rabo dele , e se ele estiver utilizando a Pedra do Rei quando o Shellder o morder ele evolui em um Slowking.
Categoria
Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.
As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.
Gênero, grupo, cruzamento e ovo
O relacionamento de um macho com uma femea de pokemon é um assunto misterioso, abordado de forma muito subiliminar na série de animação por causa da idade de seu público alvo. Só ocorre da geração II da série para frente , quando descobre-se que os pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato propriamente dito.
Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo pokémon é uma característica exclusiva do universo pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.
Isto também permite que um pokémon se relacione com outro pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o pokémon que possui um par de grupos poderá relacionar-se tanto compokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente.
Enquanto existem espécies de Pokémon comuns, como Rattata e Oddish, que existem diversos espécimes parecidos e podem ser encontrados em vários lugares, também existem Pokémon 'lendários. Eles são únicos (só existe um de cada em cada jogo). Alguns só são conhecidos por lendas, como o Lugia e o Arceus, e alguns vivem em dimensões paralelas, como o Palkia. O Mewtwo, por exemplo, é o resultado de uma experiência que deu errado. As únicas pessoas e Pokémon que já se encontraram com ele estão mortos ou perderam a memória (no animê), então ele é completamente desconhecido.
Eles têm um poder fora do comum e geralmente só existe um no mundo de cada espécie, com algumas exceções: Lugia (no animê), pois foram encontrados pai e filho, e Phione, pois nasce do ovo de um Manaphy. No 11º filme, foram mostrados vários Shaymins. Nos jogos e no mangá, eles normalmente são capturados por treinadores, enquanto no animê eles apenas fazem amizade com os treinadores.
Possuem status elevados comparado a Pokémon comuns, por isso normalmente não são aceitos em torneios e campeonatos de batalhas entre treinadores.
Eles são:
§ Shaymin § Arceus | § Meloetta § Genesect |
Criticas a série
Pokémon não apenas recebeu elogios, mas também críticas ruins e contestações quanto a alguns aspectos. Um deles é o design da Jynx original que tinha a pele preta. Muitas pessoas diziam que era um tipo de racismo contido nos jogos sendo criticado pela revista Black World Today dizendo que era uma ofensa às crianças, logo após o especial Holiday Hi-Jynx ir ao ar, na época do Natal. Em resposta à crítica, a Nintendo decidiu mudar a cor do Pokémon, alterando sua cara de preta para roxa. Pokémon é seriamente criticado por racismo. Até mesmo Brock, que tem uma pele mais escura no anime, teve de ter sua pele um pouco mais clara nos jogos.
Muitas igrejas evangélicas dos Estados Unidos (mas também de outros países como Brasil) acreditam que Pokémon é uma série satânica, embora o tema religião nunca tenha sido mencionado na série. As "conexões" mais comuns que essas comunidades apresentam entre Pokémon e o satanismo são:
§ Pokémon seriam demônios, são capturados e invocados para fazer o mal.
§ As Insígnias de Ginásio seriam talismãs mágicos que servem para controlá-los.
§ Pedras mágicas (as Pedras Pokémon, usadas para evoluir Pokémon como o Pikachu e o Eevee) tornariam os Pokémon ainda mais demoníacos.
§ Alguns Pokémon, como Murkrow e Darkrai, representam bruxas, fantasmas e demônios.
(Se eles sabem de tudo isso é um sinal que eles gostam da série [Pois tiveram paciência para assistir todos os Ep])
Nenhum comentário:
Postar um comentário